top of page

Chamada para antologia sobre saúde mental das mulheres




Tema: saúde mental das mulheres. Publicação impressa.


Reexistência: saúde mental feminina na contemporaneidade (Título provisório)

Segundo o relatório "Esgotadas" da Think Olga, consultoria em igualdade de gênero, sete em cada dez pessoas diagnosticadas com depressão ou ansiedade no Brasil são do gênero feminino. Os sintomas mais comuns entre as mais de mil entrevistadas foram estresse, irritabilidade, baixa autoestima, fadiga, sonolência, insônia e tristeza. Mesmo após a crise de 2020, as mulheres continuam esgotadas em 2023, conforme o estudo.

 

Segundo o último relatório do Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (IHME), 53% das 49 milhões de pessoas no Brasil que vivem com algum transtorno mental ou causado por abuso de substâncias, em 2019, são mulheres. O relatório destaca a importância de considerar não apenas fatores biológicos, como metabolismo, ciclos reprodutivos e hormônios, ao falar sobre a saúde mental dessa parcela da população, mas também a perspectiva de gênero e suas interseccionalidades com raça, classe e outras diferenças, e como elas influenciam as relações sociais e as condições de saúde mental.

 

Entre as mil mulheres entrevistadas, 45% afirmaram ter algum diagnóstico de transtorno mental, sendo a depressão e a ansiedade os mais prevalentes. Mesmo aquelas que não possuem um transtorno mental relataram grande insatisfação em várias áreas da vida, especialmente em relação à situação financeira e à dificuldade de conciliar diferentes aspectos da vida.

 

Você é mulher, travesti, mulher trans ou pessoa transfeminina e gostaria de publicar um texto sobre essa questão? É um assunto que te atravessa?

 

Então, venha participar da nossa antologia de contos, crônicas e poemas.

 

Envie seu texto em prosa (conto, microconto, crônica) e/ou poema (metrificado ou verso livre), com o tema saúde mental feminina, até dia 20 de março de 2024.

 

Caso você prefira ter seu texto publicado com anonimato, é só nos enviar seu pseudônimo e nos avisar que não deseja ter nome real divulgado. Nós nos comprometemos a manter sigilo.

 

Não há taxa de inscrição nem custo financeiro para autoras e autores selecionados. O livro será editado, impresso e distribuído pela Editora Donizela com desconto de capa para autoras e autores. Locais e horários de lançamento serão divulgados oportunamente.

 

Podem participar pessoas maiores de 18 anos, do Brasil ou Exterior (estas, desde que enviem os textos em português brasileiro).

 

O título do livro será escolhido após a divulgação do resultado desta chamada e seleção dos textos. No momento, este título é provisório e pode ser reutilizado ou não.

 

Qualquer dúvida sobre esta chamada deve ser enviada unicamente ao e-mail livrosaudementaldasmulheres@gmail.com com o assunto DÚVIDA.

 

 

ATENÇÃO

 

●        Prazo de envio de textos: o período desta chamada é de 21/12/2023 a 20/03/2024. Não serão aceitos textos enviados após o encerramento da chamada.

●        Resultado: o resultado desta chamada, os nomes de participantes selecionadas e selecionados, será divulgado pelo site da Editora Donizela, e por nenhum outro meio, até dia 30/04/2024.

●        Publicação e lançamentos: previstos para ocorrer entre maio e junho de 2024.

●        E-mail para envio dos textos (não serão aceitos textos enviados por nenhum outro meio): 

livrosaudementaldasmulheres@gmail.com com assunto LIVRO SAÚDE MENTAL DAS MULHERES.

 

 

Orientações para o envio dos textos

 

            Cada participante poderá inscrever até 3 (três) textos, cada texto enviado em arquivo único para o e-mail (e por nenhum outro meio): livrosaudementaldasmulheres@gmail.com

            Os textos devem ser enviados sem acompanhamento de imagens, fotografias, artes, ilustrações, etc.

            Tamanho dos textos: os textos deverão ter até 7 mil toques (ou caracteres com espaço) para prosa e até 1.500 toques (ou caracteres com espaço) para poemas.

            Formato dos arquivos: os textos devem vir no formato .doc ou .docx. e anexados ao e-mail livrosaudementaldasmulheres@gmail.com

            Formatação: os textos devem ser formatados com fonte Arial tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, folha A4, todas as margens com 3 cm. Título, se houver, em negrito.

            Os textos devem ser inéditos em livro, mas serão aceitos textos publicados em blogs ou redes sociais.

            Não enviar textos em avaliação para outras antologias ou concursos.

            Os textos devem ser de autoria única, escritos por somente uma pessoa.

            No corpo do e-mail, participantes devem enviar minibio de até 500 toques (ou caracteres com espaço), com o nome ou pseudônimo com que deseja ser publicado. E uma foto ‘close up’ com qualidade superior a 1 mb (geralmente as fotografias feitas por celular já possuem essa qualidade).

            Textos enviados sem cumprir qualquer um dos requisitos desta chamada serão desconsiderados sem necessidade de comunicação a participantes.

 

Esperamos pelos seus textos com todo carinho e todo entusiasmo.



Atenciosamente,

Tamyris Torres, organizadora



 

Sobre a Organizadora:





Tamyris Torres é jornalista, escritora e psicanalista. Diretora da A Casa da Mulher Escritora, uma assessoria de imprensa literária voltada para mulheres, mulheres trans, travestis e pessoas transfemininas que escrevem e desejam cuidar das suas carreiras literárias. Foi assessora de imprensa de universidades, agências de comunicação e grandes empresas como a Universidade Castelo Branco, Agência Lacomunica e Instituto Irmãos Nogueira. Foi Gerente de Marketing e Comunicação das escolinhas de futebol para crianças do Ronaldinho Gaúcho (ex-futebolista brasileiro), além de ter sido Gerente de Marketing e Comunicação das academias de artes marciais para crianças e jovens Team Nogueira, dos irmãos Minotauro e Minotouro (ex-lutadores brasileiros). Foi jornalista de redações como Globo.com, UOL e Diário Lance! Cobriu Copa do Mundo, em 2014 e Jogos Pan Americanos de Guadalajara, em 2011. Trabalhou na agência de notícias Lancepress. Possui dois livros publicados: os romances O Destino de Irene (2022) e Fragmentada (2023). É especializada em Marketing Digital e de Conteúdo e pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios.

 

231 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page