top of page

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO na ANTOLOGIA "AURORA EM TRANSE: como ainda acreditamos nos direitos humanos"

ree

 

SOBRE A OBRA

Um dos significados da palavra Aurora é a claridade que aponta no céu antes que qualquer sol tenha nascido. Então a Aurora é como a esperança, que acredita antes de ver, e que vê antes de acontecer. Nossa Aurora está em transe. Numa época de tantas guerras, desamor, violação de direitos básicos, as boas lutas são questionadas, desacreditadas. Será que ainda adianta ser humano? Adianta o “ser humano”? Lutar por vida digna de existências diversas que cruzam nossos caminhos, é um caminho? Aurora em transe nos convida a pensar como apesar das dúvidas, ainda há beleza na perseverança daquilo que vai além da dor, da morte insidiosa, das perdas. Aurora em transe nos diz que todos somos ativistas de direitos humanos, e que nossas histórias devem ser contadas para que a luta transcenda os tempos que se rebelam contra nós. Com escritas de todos os gêneros, por pessoas de todos os gêneros, entre em transe, narre sua história que possua uma temática dentro da seara dos direitos humanos em forma de poemas, conto, ensaio, prosa ou crônica, e acredite. A Aurora vive.

Aurora em transe será composto especialmente por autoras/us do Coletivo Marianas, autoras e autoras/es/us do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas – PPGDH – da PUCPR e demais pessoas da comunidade que se interessem em participar. Todes são bem-vindes.


Sobre textos aceitos

Serão aceitos poemas e prosas (contos, ensaios, crônicas), sendo: 1 (um) poema longo ou 2 (dois) poemas curtos (até 2 laudas, tamanho A4) ou 1 (um) conto, ensaio, prosa ou crônica (até duas laudas, tamanho A4) por participante, enviados em formato Word, fonte Arial 12, espaçamento simples. Além disso, artistas visuais poderão participar enviando uma ilustração, em alta resolução, adequada para impressão (miolo em preto e branco e capa colorida), que aborde a temática de maneira única e impactante, alinhada ao tema proposto.

 

Sobre prazo e envio

O período para envio será de 30 de outubro de 2025 a 23 de dezembro de 2025. Os materiais devem ser enviados exclusivamente por e-mail para aurora.emtranse@gmail.com.


Sobre a publicação e direitos autorais

O livro será impresso, publicado e distribuído pela Editora Donizela e as coautoras e coautores, pela cessão de direitos autorais, terão o desconto de 30% sobre o preço de capa pela aquisição de 1 (um) ou mais exemplares do livro impresso.

A antologia é um livro coletivo e colaborativo e a aquisição dos livros pelas coautoras e coautores já na pré-venda é fundamental para ajudar com os custos de impressão e catalogação.


Sobre a organizadora: Vanessa Porto Alves


ree

Idealizadora do projeto feminista para emancipação de mulheres “DoMe La Bruja”, atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em direitos humanos e políticas públicas no programa PPGDH da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no qual desenvolve pesquisa voltada para a temática de violência de gênero contra mulheres por meio de uma perspectiva decolonial. Advogada e militante de direitos humanos, também é profissional do ramo de audiovisual no desenvolvimento de atividades como produção executiva, assistência de produção, dentre outras. Escritora e coautora de coletâneas junto aos Coletivos Marianas, Vozes Escarlate e Mulherio das Letras PR, tem nas narrativas uma paixão desde a infância. Considera-se muito feminista, e como filha de Xangô e bruxa, prefere as misericórdias às injustiças. Nascida na cidade de Paranaguá em 1987, filha de dona Maria, professora, e seu Ozides, despachante e chef de cozinha, encontra na vida apenas o que pode expressar na arte, em todas as suas dores, amores e ambiguidades.

1 comentário


pinheiro.valeria33
há 19 horas

Temática importante de ser trabalhada. Parabéns pela iniciativa 👏

Curtir
bottom of page