Donizela presente na FLAPE 2025
- donizelaedicoes
- há 38 minutos
- 5 min de leitura
FLAPE 2025: Onde a Palavra Ganha Corpo, a Arte Ecoa em Vozes e a Resistência se Faz Coletiva

Nos dias 25 e 26 de outubro, a cidade histórica da Lapa, no Paraná, se transforma em um grande palco de celebração literária. A Feira Literária Lapeana (FLAPE) consolida-se como espaço de resistência e criação, reunindo coletivos, editoras e artistas em uma programação plural e gratuita, onde "a palavra vira presença, a arte vira voz e a resistência se faz coletiva".
A FLAPE 2025 tem o apoio de: @vozesescarlate, @coletivomarianas, @pretascompoesia, @mulheriodasletraspr, Associação Literária Lapeana (ALL), @uniaolapeana, @irma.bianchini, @cpc_lapa, @personal_cacortes, @donizela.editora, e é organizada pelas poetas Ná Silva (também artista visual) e Neysi Oliveira.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA E HORÁRIOS
DIA 25/10 - SÁBADO
8h20-9h | Mesa de Abertura com Ive Bueno
A autora de "Pé na Bunda é Impulso" abre a feira compartilhando sua trajetória de transformação pessoal em potência literária. Empreendedora e graduanda em Psicanálise, Ive transformou suas batalhas pessoais em palavra e inspiração para outras mulheres.
9h10-9h50 | Vivência com Ca Côrtes
A educadora física e instrutora de SwáSthya Yôga conduz "Um Respiro em Meio à Correria", proposta sensível de reconexão corporal através de técnicas respiratórias e meditativas.
10h-16h | Mesa da Biblioteca Pública Municipal da Lapa
Stand fixo com livros para doação, troca e empréstimo, além de atividades lúdicas como pintura com giz de cera para todas as idades. Um espaço dedicado à democratização do acesso ao livro e à formação de novos leitores.
10h30-11h | Participação de Maristela Ono
A artista visual e escritora apresenta "Abismos e (In)Finitudes", livro bilíngue que cruza memórias, crítica social e poesia imagética sobre afetos e violências contemporâneas.
11h10-11h40 | Participação de Cintia Ishizaka
A psicóloga clínica e perita criminal lança "Caminho de Seda e Pedra", obra que costura memórias autobiográficas e conhecimento psicológico para falar de pertencimento e reconstrução.
13h30-14h | Participação de Lara Peter
Aos 14 anos, Lara apresenta seu primeiro livro "Oi, Tangerina", marcando uma promissora estreia na literatura com a sensibilidade da juventude.
14h10-14h40 | Participação de Valeria Borges da Silveira
Poeta, produtora cultural e administradora com três livros de poemas publicados, Valeria compartilha sua trajetória marcada pela palavra e memória.
14h50-15h20 | Participação de Bruna Luísa Serena Hornung
A consultora jurídica aborda "Violência contra a mulher: casos, legislação, providências e conscientização", unindo expertise técnica e sensibilidade.
15h30-16h | Relançamento com Giovana Serena
A professora, jornalista e diretora do Colégio Estadual Professora Irma Antonia Bortoletto Bianchini relança "A história do monge João Maria e de Ritta, a Mudinha", obra que apresenta novo olhar sobre essas figuras emblemáticas.
16h10-17h40 | Participação de Eduardo Forgiarini
O escritor lapeano, doutorando em Letras pela UFPR, apresenta "O tempo evapora" e "Impasse de pó e desejo", compartilhando histórias de sua espiritualidade e experiências.
17h50-18h30 | Lançamento Duplo
Neysi Oliveira apresenta "Má", com poemas pós-pandemia sobre mulheres fora do padrão social, e Danielle Rech lança "Pele Plena", explorando a cartografia íntima do corpo feminino.
18h20-19h20 | Sarau & Batalha de Rima
O projeto "Batalha O Módulo" reúne poesia falada, freestyle e cultura hip hop, celebrando a ancestralidade afro-brasileira.
19h20-20h20 | Tropeiros do Rock
A banda lapeana apresenta releituras de clássicos do rock anos 60/70 e músicas autorais, encerrando o primeiro dia com energia.
DIA 26/10 - DOMINGO
8h40 | Abertura com Rafa Artmiss
A artista visual curitibana abre as atividades do dia com exposição de obras que transitam entre impressionismo, realismo e ilusão de ótica.
9h20-9h50 | Oficina com Francine Cruz
"Histórias de Si: O biografismo na obra de mulheres escritoras" propõe imersão na escrita autorreferencial a partir de perspectivas estéticas.
10h-10h30 | Lançamento com Rita Delamari
A poeta curitibana lança "Maré de Vênus", sua mais recente obra.
10h40-11h30 | Oficina e Lançamento com Melissa Reinehr
A escritora e terapeuta conduz "Minha história conto eu - Workshop de Escrita Terapêutica" e lança "Entre o Corpo e a Caneta", livro-diário interativo.
11h20-11h40 | Roda de Capoeira
O Grupo Centro Paranaense de Capoeira - CPC Lapa celebra movimento, ritmo e cultura afro-brasileira em atividade aberta ao público.
11h50-12h20 | Roda de Conversa - Literatura de Quilombo
Com Claudia Ferreira Santos Rocha (agricultora e artesã), Adriana Alexandre, Alaerte e Melissa Reinehr.
13h40-14h10 | Associação Literária Lapeana
A histórica ALL, fundada em 1873 como uma das primeiras entidades culturais do Brasil, apresenta suas coletâneas que resgatam a memória e cultura da Lapa. Serão destacadas as obras: "Lapa em Prosa e Verso", "Histórias que Vi, Vivi e Ouvi I e II", "Saberes e Sabores - Costumes e Histórias da Lapa I e II", "Fatos e Causos Pitorescos I e II" e a obra "Monsenhor Falarz". A mesa celebra a tradição literária lapeana e o trabalho de preservação da memória local desenvolvido pela associação ao longo de mais de um século.

14h20-15h | Mesa com Andréia Carvalho Gavita: "Mulher na Edição de um Livro"
Análise do trabalho editorial como uma prática feminista, examinando a trajetória de mulheres que, ao fundarem editoras ou assumirem posições de liderança, tomaram para si o poder curatorial. A discussão central identifica a decisão de publicar – a escolha de quais autores, temas e perspectivas ganham visibilidade – como uma estratégia fundamental para contestar o cânone tradicional, construir um legado intelectual e afirmar autonomia. A palestra aborda o controle dos meios de produção cultural como uma forma de empoderamento.

15h10-15h40 | Sarau de Poesia
Coletivos Marianas, Pretas com Poesia e Vozes Escarlate promovem espaço de expressão com leituras, performances e vivências poéticas.
15h50-16h20 | União dos Artistas Lapeanos
A UAL, organização sem fins lucrativos criada em 2016, apresenta encenação ao vivo e bate-papo sobre fortalecimento da cultura local.

16h30-17h | Lançamento da Antologia Suja
Projeto do Coletivo Vozes Escarlate em parceria com Coletivo Marianas, reunindo 55 coautoras para desconstruir a ideia de "sujeira" associada às mulheres.
17h10-17h40 | Studio de Dança Michele Penkal
Apresentação de street dance com a coreografia "Cruella Devil", promovendo energia e expressão corporal.
17h50-18h20 | Encerramento com Edra Moraes
A multiartista e produtora cultural conduz roda de conversa sobre sua obra e sua instalação fixa "As Lavadeiras", além de falar sobre o livro "Sem Alarde, os poemas sangram" (Editora Polifonia, 2025). Uma oportunidade única para conhecer de perto sua produção artística multidisciplinar, que integra literatura, performance e videoarte.

ESPAÇOS PERMANENTES
Durante toda a feira: Mesa da Biblioteca Pública Municipal, Mesa da Editora Donizela, Mesa do Coletivo Marianas, além das Instalações Artísticas de Rafa Artmiss e Instalação Fixa "As Lavadeiras" de Edra Moraes.
Serviço
FLAPE - I Feira Literária Lapeana
📅 25 e 26 de outubro de 2025
📍 Escola da Música João Francisco Mariano (Rua Cel. Francisco Cunha, Centro Histórico, Lapa/PR)
🎟️ Entrada Franca
Um espaço onde a palavra vira presença, a arte vira voz e a resistência se faz coletiva.
Comentários