top of page
donizelaedicoes

Mulherio das Letras Paraná: poesia

MULHERIO DAS LETRAS PARANÁ: POESIA é o primeiro livro publicado pela regional paranaense participante do Mulherio das Letras, coletivo literário feminista idealizado e articulado por Maria Valéria Rezende e outras artistas da palavra em 2017.


O movimento reúne milhares de escritoras, editoras, ilustradoras, pesquisadoras e livreiras, entre outras mulheres ligadas à cadeia criativa e produtiva do livro, no Brasil e no exterior, a fim de questionar, ampliar e dar visibilidade à participação de mulheres na literatura.


Este volume inaugural reúne 49 POETAS PARANAENSES integrantes de vários outros coletivos feministas e foi organizado por Elciana Goedert (Marianas, Curitiba) e Rosana Barroso Miranda (Oceânicas, Paranaguá); editado por Editora Donizela (Curitiba) e Anadara brasiliana Edições (Paranaguá); revisado por Gisela Maria Bester (Marianas, Curitiba) e Tânia d'Arc (Marianas, Curitiba); com capa criada por Jéssica Iancoski, da Editora TAUP (Curitiba).



O livro pode ser encomendado pela loja virtual da editora: link


 

Detalhes


  • Formato 14x21

  • 128 páginas

  • ISBN: 9786585273374

  • Organizadoras: Elciana Goedert e Rosana Barroso Miranda

  • Projeto gráfico e diagramação: Andréia Carvalho Gavita

  • Revisão: Gisela Maria Bester e Tânia d’Arc

  • Capa: Jéssica Iancoski

  • Apresentação: Maria Valéria Rezende

  • Orelha: Paulinha Almeida

  • Editora: Donizela | donizela.com

  • Coedição: Anadara brasiliana Edições


 

Autoras


Adriana Barretta, Adriana Alexandre, Analine Prehs, Andréia Carvalho Gavita, Angie Ikeda, Cida Varela, Danielle Rech, Débora Bacchi, Elciana Goedert, Elisabete Neumann, Eva Coller, Francine Cruz, Gil Gastaldon, Gisela Maria Bester, Gláucia Galvão, Jaqueline Balthazar Silva, Jaqueline Conte, Jéssica Iancoski, Ji Negrão, Jô Macario, Jorgelina Tallei, Joy Muzi, Karoline Nogueira, Laura Monte Serrat, Laura Pinheiro, Letícia Lopes, Lindamir Salete Casagrande, Luciana do Rocio Mallon, Mana Lucena Suarez, Maria Lorenci, Maristela Ono, Marli Voigt, Nádia Burda, Nic Cardeal, Nola Amaro, Paulinha Almeida, Priscila Prado, Renata Barrozo Baglioli, Rita Delamari, Rita Molihs, Rosalina Cândida de Carvalho, Rosana Barroso, RoCastro, Shirley Pinheiro, Sonia Cardoso, Susan Blum, Tânia d’Arc, Valéria Borges e Vanessa Porto.



 

Apresentação


Uma das marcas a se destacar na literatura brasileira, hoje, é a sinfonia de vozes femininas harmonizadas nas coletâneas de contos ou de poemas que se multiplicam por todo o país.


O que é especialmente notável é a maneira pela qual elas se sintonizam e se completam, traçando um panorama da grande transformação em curso na nossa sociedade quanto ao lugar das mulheres, que já não aceitam as limitações que o patriarcado lhes impôs.


É verdade, ainda, em muitos casos: uma mãe que morre tem, em seu último sussurro, ...um pedido de perdão, e o mundo brutal as quer deitadas, cansadas, sozinhas em silêncio...


Mas também é provável que, como numa chave de segredos, hoje toda mulher, na sua intimidade, olhe ao fundo e queira o mundo.


Buscando força umas nas outras, as mulheres criam asas, desviam do caminho de casa, saem das paredes dos próprios corpos para ocupar espaços proibidos. É por isso que elas, tecelãs do amanhã, com fios de coragem e sabedoria, transformando angústia em poesia, se juntam e inauguram um tempo livre daquela obsessão, de ser o que os outros querem que sejam!


Mergulhe, quem me lê, nestas páginas, em companhia dessas mulheres, e verá que elas não são de uma cor, são de todas, não são de um lugar, são de todos. Maria Valéria Rezende

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page