O Natal do Beto é um livro infantil para colorir que conta a história de um menino curioso e uma mãe questionadora. Juntos, eles fazem reflexões a respeito do Natal — data aguardada por muitos e desigual para tantos.
Nesta jornada, mãe e filho ressignificam a figura do Papai Noel, refletem sobre a distribuição de presentes e descobrem o verdadeiro espírito natalino.
Sobre os lançamentos
O livro está com dois lançamentos marcados em Curitiba. Um deles será no dia 1° de dezembro de 2024, no Letra de Mulher, evento mensal do Coletivo Marianas, que acontece na Feira do Poeta, no Largo da Ordem (R. Cel. Enéas, 30), das 10h às 13h.
E o outro será no dia 14 de dezembro de 2024, no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189), das 10h30 às 17h, com sessão de autógrafos às 16h.
O livro também pode ser encomendado pela loja virtual: link
Mais informações
A obra foi escrita por Tânia d’Arc, tem apresentação de Francine Cruz e texto de quarta capa de Priscila Prado. As ilustrações são do tatuador Juliano Machado, a revisão é de Letícia Lopes e o projeto e a diagramação, de Andréia Carvalho Gavita. Formato 15 x 15, Capa dura, 32 páginas.
Sinopse
Em O Natal do Beto, você vai acompanhar a jornada de um garoto que questiona tudo o que achava saber sobre a data. Quando ele começa a ver o Natal por um novo olhar, as dúvidas sobre a neve, as roupas do Papai Noel e a injustiça na distribuição de presentes o levam a uma profunda reflexão sobre generosidade e empatia.
Prepare-se para uma leitura que vai tocar seu coração e inspirar você a ver os padrões preestabelecidos de outro modo.
Texto da quarta capa
Natal de Noel, trenó, neve... com este calor de verão?!
Aqui, não. Este aqui é o Natal do Beto.
Ao fazer sua lista de presentes, Beto começa a desconfiar: por que ele não ganha tudo o que pede? Por que às vezes ganha roupa, se nunca pediu? Por que algumas crianças não ganham brinquedo?
De tanto pensar, perguntar, investigar... desta vez ele vai descobrir do que é feito o Natal, afinal!
Priscila Prado
Apresentação
O Natal é uma época mágica que há séculos fascina a humanidade, em especial as crianças. Porém, em um mundo cada vez mais desigual, essa magia pode acabar sendo esquecida.
Em O Natal do Beto, somos convidados a revisitar essa data encantadora pelo olhar de Beto, um menino curioso que, como tantas outras crianças, vive a expectativa e a alegria do Natal, fascinado pelas luzes, pelas decorações e, claro, pelos presentes.
Entretanto, em meio às expectativas, ele começa a questionar algumas coisas, como a neve que nunca viu, as roupas quentes do Papai Noel em pleno verão e a realidade de crianças menos favorecidas que não ganham presente do bom velhinho. É sua mãe, com sabedoria e sensibilidade, que o guia numa jornada de reflexão e descoberta, levando-o a compreender o verdadeiro espírito natalino.
Ao acompanhar Beto em sua transformação, os leitores de todas as idades são convidados a reconsiderar suas próprias tradições natalinas e a redescobrir a verdadeira essência dessa data, que não é apenas sobre receber presentes, mas sobre reconhecer as necessidades dos outros e agir com bondade e compaixão.
Que O Natal do Beto nos inspire a acreditar cada vez mais no poder das pequenas ações que podem transformar o mundo ao nosso redor!
Francine Cruz
Sobre a autora
Tânia d'Arc é formada em Letras (português e espanhol) pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e, desde 2017, trabalha com redação e revisão de textos. Em 2023, publicou o seu primeiro livro O que te escrevo é pedra bruta e delicada (Patuá), de poesia. A obra foi lançada na Flip e ficou entre os semifinalistas do 1° Troféu Capivara – Prêmio Literário da Cidade de Curitiba. Em 2024, está lançando o infantil O Natal do Beto (Donizela) e o de contos Entraves & entranhas (Patuá), apresentado ao público na Flip. Participa de várias antologias, divulga seus textos no Instagram, é integrante e redatora do Coletivo Marianas e participa do Mulherio das Letras Paraná.
Sobre o ilustrador
Juliano Machado é pai do Bernardo e é tatuador há vinte anos, sempre criando ilustrações personalizadas, principalmente com inspiração na técnica conhecida como old school. Ama desenhar e também cria ilustrações para capas e miolos de livros. Para O Natal do Beto, inspirou-se na técnica de animação chamada Rubber rose, que foi o primeiro estilo utilizado nos desenhos animados da década de 1920.
Comentários